domingo, 19 de junho de 2016

CONSELHO DIRETOR DO SERPRO APROVA NOVA ESTRUTURA

Conselho Diretor aprova nova estrutura do Serpro proposta pela Diretoria

 Organograma

Redesenho organizacional abrange a redefinição das áreas de atuação e as estruturas das diretorias
 
A nova estrutura organizacional do Serpro foi aprovada pelo Conselho Diretor em reunião com a Diretoria nesta quinta-feira, 16 de junho. O redesenho empresarial foca no nível diretivo-estratégico, abrangendo a redefinição das áreas de atuação dos diretores e também do primeiro nível de subordinação: superintendências e coordenações estratégicas.

Os benefícios obtidos neste primeiro momento são a redução das estruturas vinculadas ao cargo da diretora-presidente, permitindo sua maior atuação junto aos clientes e demais órgãos governamentais; a criação de áreas voltadas ao marketing, compliance e integridade, e a valorização dos controles internos e dos riscos; além da integração de superintendências e a expansão da capacidade de produção e negócios.

Novo organograma

Diretora-presidente
A diretora-presidente, Glória Guimarães, que acumula a função de diretora-superintendente, terá agora maior flexibilidade para empreender o vital relacionamento com clientes e entes governamentais, supervisionando as seguintes áreas:
  • Gabinete da Diretora-presidente (Gabdp)
  • Coordenação Estratégica de Segurança da Informação (Cegsi)
  • Coordenação Estratégica de Tecnologia (Cetec)
  • Consultoria Jurídica (Cojur)
  • Coordenação Estratégica de Comunicação Empresarial (Cecom)
  • Ouvidoria-geral (Ouvid)
  • Assessoria Executiva (Asses)
As funções da Coordenação Estratégica de Ações Governamentais (Ceago) e da Coordenação Estratégica de Informação e Inteligência para Governo (Ceiig) serão assumidas pela Diretoria de Operações e pela Diretoria de Relacionamento com Clientes (Dircl), respectivamente. Alteração esta que possibilita a expansão da capacidade produtiva, para reforçar as linhas de negócio e de produção.

Diretoria de Governança e Gestão (Digog)
Uma mudança significativa para a forma de atuar da empresa é a criação da Diretoria de Governança e Gestão (Digog) no lugar da Diretoria de Gestão Empresarial (Digem). Nesta diretoria, liderada por Izabel Freitas, é que se concentram as atividades de marketing, as de organização, processos e normas e, ainda, as de controle, riscos e compliance. Com foco em governança e controle, projeta-se um Serpro ainda mais aderente às melhores práticas de mercado, com alto nível de competitividade e de resultados.

Com isso, passa a ser da Digog a competência técnica para realizar estudos e propor alterações nas estruturas e normas empresariais, mantendo o alinhamento corporativo necessário para proporcionar o uso adequado de conceitos e evitar a criação de áreas com tarefas redundantes. Sua estrutura passa a ser a seguinte:
  • Superintendência de Estratégia, Desempenho Empresarial e Marketing (Suped)
  • Superintendência de Organização, Processos e Projetos (Supog)
  • Superintendência de Controles, Riscos e Compliance (Supcr)
Diretoria de Desenvolvimento (Dides)
A estrutura da Diretoria de Desenvolvimento (Dides), sob a responsabilidade de Antonio Luiz Fuschino, será composta agora por três unidades, ao incorporar a Superintendência de Sistemas Corporativos (Supsc). No entanto, a SC passa a ser denominada de Superintendência de Sistemas e Serviços (Supss), assumindo algumas das atividades da Superintendência de Suporte à Tecnologia (Supst). A ST, por sua vez, também passa por alterações, sendo agora conhecida como Superintendência de Suporte de Dados (Supsd), que terá, ainda, algumas funções da Superintendência de Desenvolvimento (Supde), a terceira unidade da Dides. Veja como fica a Dides:
  • Superintendência de Desenvolvimento (Supde)
  • Superintendência de Suporte e Dados (Supsd)
  • Superintendência de Serviços e Soluções Corporativas (Supss)
Diretoria de Administração (Dirad)
A Diretoria de Administração, conforme anunciado pelo titular da pasta, Fernando Garrido, integrou a Universidade Corporativa (UniSerpro) à Superintendência de Gestão de Pessoas, mantendo as Superintendências de Aquisições e Contratos (Supga) e de Logística (Supgl). Além disso, a Dirad passou a supervisionar a Superintendência de Gestão Financeira (Supgf). A Dirad também contará com a Superintendência de Controladoria (Supco), que teve como origem a então denominada Superintendência de Desempenho e Controle Empresarial (Supdc). A estrutura dessa diretoria fica constituída conforme abaixo:
  • Superintendência de Aquisições e Contratos (Supga)
  • Superintendência de Gestão de Pessoas (Supgp)
  • Superintendência de Logística (Supgl)
  • Superintendência de Gestão Financeira (Supgf)
  • Superintendência de Controladoria (Supco)
Diretoria de Relacionamento com Clientes (Dircl)
A principal mudança na Dircl, dirigida por André de Cesero, foi a integração da Coordenação de Relacionamento com Clientes (Corcl) à Superintendência de Relacionamento com Clientes – Clientes Especiais (Sunce), que originou a Superintendência de Novos Negócios (Sunng). As unidades supervisionadas, portanto, são:
  • Superintendência de Relacionamento com Clientes - Administração Financeira (Sunaf)
  • Superintendência de Relacionamento com Clientes - Administração Tributária e Comércio Exterior (Sunac)
  • Superintendência de Relacionamento com Clientes - Sistemas Fazendários e Judiciais (Sunfj)
  • Superintendência de Relacionamento com Clientes - Planejamento, Orçamento e Gestão (Sunmp)
  • Superintendência de Novos Negócios (Sunng)
Diretoria de Operações (Diope)
Além de absorver as atividades desempenhadas pela Ceago, ficou sacramentada a vinculação da Superintendência de Gerência de Serviços (Supgs) à Diretoria de Operações, liderada por Iran Porto. A estrutura dessa diretoria consolida-se assim:
  • Coordenação-geral de Infraestrutura de Tecnologia de Informação e Comunicação (Cogti)
  • Superintendência de Produtos e Serviços - Centro de dados (Supcd)
  • Superintendência de Produtos e Serviços - Gerência de Serviços (Supgs)
  • Superintendência de Produtos e Serviços - Operações (Supop)


Suporte administrativo para as diretorias

Cada uma das cinco diretorias supervisionadas pela diretora-presidente, Glória Guimarães, contará também com uma Coordenação de Suporte Administrativo (Coadm). O objetivo é agregar todas as funções de planejamento setorial, projetos, logística e pessoas que eram prestadas por áreas internas das superintendências, utilizando, inclusive, as dotações já existentes nessas unidades.

Governança, clientes e negócio

A diretoria do Serpro entende que a empresa terá como resultados das mudanças aprovadas o aumento da eficiência e eficácia empresarial, maior aderência da empresa às boas práticas de governança do mercado, o fortalecimento dos mecanismos de controle, bem como a ampliação do foco no cliente e na cadeia de valor do negócio.

 

Novo organograma


Comunicação Social do Serpro - 16 de junho de 2016