Este
artigo dossiê,
informal, buscará
apresentar uma visão sobre
o SERPRO,
nos seus
aspectos econômico-financeiros e da sua abrangência, áreas de
atuação e a sua grande importância estratégica para os Governos
Federal, Estaduais
e Municipais,
bem como para toda a
sociedade, estando
sempre presente
no seu cotidiano onde
nem se
imagina.
Numa
citação na Wikipédia assim definiu
a nossa empresa:
O
Serviço Federal de
Processamento de Dados
(Serpro)
é a maior Empresa Pública de prestação de serviços em tecnologia
da informação do Brasil. Foi criado pela Lei nº 4.516, de 1 de
dezembro de 1964,para modernizar e dar agilidade a setores
estratégicos da administração pública. É vinculado ao Ministério
da Economia (antigo Ministério da Fazenda) e cresceu desenvolvendo
sistemas e serviços que permitiram maior controle e transparência
sobre a receita e os gastos públicos. Consolidou-se aprimorando
tecnologias adotadas por diversos órgãos públicos federais,
estaduais e municipais, e incorporadas à vida do cidadão
brasileiro. Com uma ampla base operacional, o Serpro presta serviços
em rede que abrange todo o território nacional, num volume de ordem
superior a um bilhão de transações online anuais, com sistemas
popularizados por siglas ou expressões como: SISCOMEX, RAIS,
RENAVAM, SIAFI, SIAPE, IRPF, RECEITANET, REDE GOVERNO, SIAFEM,
SIAPENET, SIORG, SIR e outros já inseridos nas esferas econômicas e
sociais da vida do Governo, das empresas e dos cidadãos brasileiros.
Mais especificamente, o SERPRO é a maior Empresa Pública de Prestação de Serviços de Tecnologia da Informação do mundo e somos líderes no mercado de TI para o setor público, com 55 anos de existência a serem completados em Dezembro de 2019, e muitos dos seus serviços são voltados a consecução das políticas públicas nos seus diversos aspectos, e tem como Missão “Conectar Governo e Sociedade com Soluções Digitais” e como Visão “Ser Líder em Soluções Digitais para Governo e Sociedade”.
O
SERPRO é uma Empresa
Pública Federal de
capital público e
de direito privado,
que está sob o regime do Programa
de Dispêndios Globais
(PDG), portanto,
é classificada como
uma ESTATAL
INDEPENDENTE,
que não
recebe
recursos
financeiros
do Governo Federal
para
o pagamento das
suas
despesas
correntes
com
pessoal,
tributos,
encargos sociais,
fornecedores,
manutenção
patrimonial
e demais obrigações legais,
pagando suas despesas
essencialmente com
recursos próprios
que arrecada
na prestação dos
seus serviços de
TIC. E ainda,
dos seus lucros e resultados repassa
no mínimo 25
% de
dividendos para o
Tesouro Nacional, contribuindo para a viabilização dos programas de
governo e de políticas de Estado.
Por
outro lado, a imensa
maioria dos nossos
clientes são
pertencentes
ao OGU
(Orçamento Geral
da União), isto
é, são ESTATAIS
DEPENDENTES
que recebem
recursos
financeiros do
Governo Federal
(Tesouro Nacional)
para pagamento de
todas as suas
despesas.
Os
clientes do SERPRO
que são dependentes
do OGU
correspondem a
87,51 %
do nosso faturamento
e os
clientes Não
dependentes
do OGU,
isto
é, os
clientes
da
iniciativa privada e
aqueles
que não
recebem
recursos
financeiros
do
Governo Federal para pagamento de suas despesas, participam
apenas com
12,49 %
no
nosso faturamento em
2018.
O
SERPRO está presente
em todas as capitais atendendo
a mais
de 330 municípios brasileiros,
estruturada em 11 Regionais incluindo
o
DF onde também temos a Sede em Brasília (DF), e nas capitais em
Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Florianópolis
(SC), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro
(RJ) e São Paulo (SP). Temos ainda 16 escritórios localizados
nas seguintes capitais:
Aracaju (SE), Boavista (RR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Goiânia
(GO), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Maceió (AL), Manaus (AM),
Natal (RN), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), São Luís
(MA), Teresina (PI) e em Vitória (ES).
O
SERPRO até Setembro
de 2019 tem um total de 9.052
empregados, tendo
no seu quadro
interno 6.821
empregados, que
correspondem a 75,4
% do total,
e no quadro
externo que
compreende os seus
empregados cedidos
sem ônus para
a empresa, conhecidos
como PSE
(Pessoal de Serviço Externo),
somam 2.231
empregados que
correspondem a 24,6
% do total.
O
SERPRO
é ainda patrocinador de um fundo de previdência complementar
fechada para os seus empregados, que
é o SERPROS
Fundo
Multipatrocinado
que atende
hoje a 7.436 empregados ainda na ativa, tendo concedidas mais de
5.000
aposentadorias e
contempla ainda um total de 24.224 dependentes.
O
Serpro pelo seu
Estatuto no Artigo 3º define os seus objetivos e finalidades:
Art.
3º O Serpro tem por objeto social desenvolver, prover, integrar,
comercializar e licenciar soluções em tecnologia da informação,
prestar assessoramento, consultoria e assistência técnica no campo
de sua especialidade, bem como executar serviços de tratamento de
dados e informações, inclusive mediante a disponibilização de
acesso a estes e a terceiros, desde que assim autorizado pelo
proprietário.
Parágrafo
único. Os serviços prestados pelo Serpro envolvem matérias
afetas a imperativos de segurança nacional, essenciais à
manutenção da soberania estatal, em especial no tocante à
garantia da inviolabilidade dos dados da administração pública
Federal direta e indireta, bem como aquelas relacionadas a relevante
interesse coletivo, orientadas ao desenvolvimento e ao emprego
de tecnologia brasileira para produção e oferta de produtos e
serviços de maneira economicamente justificada.
Sobre
o seu capital social no artigo 5º:
Art.
5º O capital social do Serpro é de R$ 1.061.004.829,23
(um bilhão, sessenta e um milhões, quatro mil, oitocentos e vinte e
nove reais e vinte e três centavos), integralmente subscrito pela
União.
No
ano de 2018
a empresa teve um
faturamento de 3,28
bilhões de reais
e um lucro
de quase 460
milhões de
reais. Realizou
uma redução de 4,5
% nas suas
despesas operacionais, e destas,
só com despesas de
pessoal e
benefícios houve
uma redução 4,2
%,
e ainda, executou
uma
redução de 17,30
% nas suas
despesas de locação de hardware e software.
Extraímos
as informações que se seguem da Carta Anual de Políticas Públicas
e Governança Corporativa, e dos Relatórios de Administração e do
de Gestão do SERPRO:
A
redução de 4,2 % nas despesas com pessoal e benefícios, foi
impactada principalmente pela Ação de Preparação para
Aposentadoria – APA, que vem reduzindo o quantitativo de empregados
nos últimos anos, e pela redução de despesa provisionada para
fazer frente ao benefício pós-emprego (despesa atuarial com o fundo
de pensão Serpros), que registrou decréscimo de 39,60%. A conjunção
desses fatores, somados ao crescimento da receita operacional líquida
contribuiu para a redução do percentual das despesas com pessoal
e benefícios em relação à receita líquida, que retrocedeu
de 71,60 %, em 2017, para 60,20 % em 2018. No que se
refere a riqueza gerada por empregado, passou de R$ 392,66 mil em
2017, para R$ 462,16 mil em 2018.
O
SERPRO é
signatário da Carta
Anual de Políticas Públicas e Governança Corporativa,
subscrita pelo seu
Conselho de
Administração
conforme o Inciso XVIII
do Artigo 17:
XVIII
– subscrever Carta Anual de governança, com explicação dos
compromissos de consecução de objetivos de políticas públicas;
A
consecução das políticas públicas se viabilizam nas
ações de Governo
nas esferas sociais, econômicas, tributárias, orçamentárias,
e com
rígidos controles
contábeis
e financeiros
para distribuição
adequada
dos recursos arrecadados,
e nestes contextos,
o SERPRO
está inserido, bem
como a DATAPREV
(Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social).
O
SERPRO investiu, em 2018, aproximadamente R$ 124 milhões em
novas tecnologias, infraestrutura do ambiente operacional de TI e de
logística, em atendimento às demandas de inovação e de
manutenção, de forma que o Serpro se fortalecesse como direcionador
e provedor de soluções digitais para todo o Governo. Investe em
pesquisa, desenvolvimento e inovação por meio de estudos técnicos
e parcerias estratégicas com instituições acadêmicas, empresas do
setor privado e outras instituições de governo, na busca de novas
tecnologias para incorporar às soluções para os clientes e para a
sociedade.
Instituiu
desde 2016 Programas
de Preparação para Aposentadoria, que
já totalizam
1.349 desligamentos, desses,
284 em 2018, contribuindo para a redução do custo da empresa.
Em
relação a sua carteira de
clientes, em 2017
o Serpro contabilizava 1.569
clientes e 1.784 contratos. Já
no ano de 2018, com
uma infraestrutura de rede presente em todo o território
nacional, foram contabilizados mais de 3 mil clientes, divididos
entre órgãos e entidades da Administração Pública, empresas
privadas e a sociedade.
Nos
aspectos regulatórios e legais, o Serpro é controlado
por leis, decretos e normas que disciplinam a atuação das empresas
estatais, como a Lei 13.303/2016 (Lei das Estatais), as Resoluções
da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de
Administração de Participações Societárias da União
– CGPAR, além de outros
dispositivos legais da Secretaria de Coordenação e Governança das
empresas Estatais – SEST.
Os aspectos regulatórios também podem ser afetados por decisões
dos órgãos de controle e de fiscalização, em especial do
Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União
– CGU e do Tribunal de
Contas da União – TCU,
além do nosso órgão supervisor, o Ministério da Fazenda.
Adicionalmente, por atuar no setor de soluções de Tecnologia da
Informação, a empresa também pode ser afetada por decisões da
Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação
– SETIC, do Ministério do
Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.
A
Segurança da Informação é fundamental
para o Serpro, e está em todos os serviços prestados, bem como está
alinhada à Política Nacional de Segurança da Informação –
PNSI3 e à Política Nacional de Segurança das Infraestruturas
Críticas – PNSIC4, instituídas pelo Gabinete de Segurança
Institucional da Presidência da República. Visam, respectivamente,
assegurar a disponibilidade, a integridade, a confidencialidade e a
autenticidade da informação no nível nacional; garantir a
segurança e a resiliência das infraestruturas críticas do País; e
a continuidade da prestação de seus serviços. Essas políticas
também suportam as estratégias e iniciativas de governança digital
e transformação digital do governo.
O
Serpro também opera todos os sistemas informatizados da Receita
Federal do Brasil voltados à arrecadação tributária, incluindo os
sistemas de transmissão de obrigações acessórias (DCTF, DIRF,
DIPJ, DIRPF, DACON, ITR, DIMOB, DERC e DIMOF) e de emissão de guias
para pagamento de débitos, os sistemas referentes ao parcelamento de
dívidas federais; os sistemas de emissão de autos de infração e o
Cadastro Informativo de Créditos Não Quitados – CADIN,
respondendo ademais por bases de dados referentes ao Cadastro
Nacional da Pessoa Jurídica – CNPJ e ao Cadastro de Pessoas
Físicas – CPF.
Outra
parte substancial da atividade da empresa diz respeito a serviços
prestados a outros órgãos da Administração Pública Federal, como
a Controladoria Geral da União, o Tribunal de Contas da União, a
Polícia Federal e os Ministérios das Cidades, dos Transportes, da
Justiça, da Saúde, da Defesa, do Meio Ambiente, da Educação, bem
como para a Secretaria do Tesouro Nacional, a Procuradoria-Geral da
Fazenda Nacional, dentre outros.
Tais
serviços são essenciais para o Governo Federal. Incluem-se o Portal
da Transparência e o Siconv (acompanhamento por todo cidadão da
execução financeira dos programas do Governo Federal e dos
convênios por estes firmados); o Sistema de Controle e Emissão de
Passaportes – Sinpa (com o passaporte eletrônico, à prova de
fraudes); os Registros Nacionais de Carteiras de Habilitação –
Renach, de Veículos Automotores – Renavam e de Infrações de
Trânsito – Renainf; o Sistema Integrado de Comércio Exterior –
Siscomex (que liga as fases comercial, aduaneira e cambial da
fiscalização de comércio exterior); o Porto sem Papel; o Sistema
Federal de Inspeção do Trabalho – SFIT; o Portal Empresa Simples;
o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisional
e sobre Drogas – Sinesp, o Sistema de Escrituração Digital das
Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (e-Social),
dentre muitos outros.
O
principal indicador da empresa utilizado para aferir a contribuição
com políticas públicas é o indicador de Disponibilidade Média de
Nível de Serviço – DMNS. Esse indicador demonstra a contribuição
mais direta do Serpro para com as políticas públicas executadas
pelos seus clientes, pois afere se as soluções digitais
desenvolvidas pela empresa estão disponíveis para a sociedade. Em
2018, o indicador de Disponibilidade Média de Nível de Serviço –
DMNS, registrou a média acumulada no ano de 99,59%, 2,35 pontos
percentuais acima da média (97,24%) dos níveis de serviços
contratados pelos clientes.
Destaca-se,
também, a evolução da maturidade do Serpro em governança e
gestão. Os resultados obtidos permitiram ao Serpro alcançar nível
máximo nas avaliações de governança da Sest e do TCU e receber
prêmio da Comissão de Ética Pública.
O
PLANEJAMENTO E A
EXECUÇÃO
ORÇAMENTÁRIA FEDERAL
Analisando
os processos de
governança orçamentária, contábil
e financeira do
Governo Federal,
observamos
que, depois
de
finalizadas a
Elaboração,
Discussão
e Aprovação
das propostas do Plano
Plurianual (PPA),
da Lei
de Diretrizes Orçamentárias (LDO)
e da Lei
Orçamentária Anual (LOA),
em
momento
seguinte,
quando
dos processos e procedimentos de arrecadação e distribuição dos
recursos arrecadados, e iniciada a execução orçamentária,
ordinariamente
estas ações são
operacionalizadas
por sistemas informatizados desenvolvidos pelo SERPRO
(notadamente
no
SIAFI
– Sistema
Integrado de Administração Financeira
do Governo
Federal), algumas
outras ações por
sistemas da DATAPREV
e
outras
pela
Secretaria
de Orçamento Federal
(SOF).
Pelos
sistemas destas
entidades pode
ser feito o
monitoramento
quanto ao
cumprimento da
Lei de
Responsabilidade Fiscal (LRF),
executando
o acompanhamento e a
contínua
fiscalização da Execução
Orçamentária;
dos
processos de
Transferências de
recursos para
órgãos governamentais, para
entidades privadas e
para os Estados
e Municípios;
dos
Convênios;
proporcionando
ainda análises e
controles sobre
o Teto
dos Gastos.
Os
parlamentares do
Congresso Nacional podem
fazer todo
o acompanhamento e fiscalização na aplicação dos recursos
do governo,
utilizando
informações dos
sistemas do SERPRO e
da DATAPREV, com
interoperabilidade
com
um sistema
utilizado pela
Secretaria de
Orçamento Federal
(SOF), um
sistema
denominado SIOP
(Sistema
Integrado de Planejamento e Orçamento).
O
SIOP
da SOF, começa a
atuar na fase inicial
da discussão do
planejamento orçamentário
pelo poder executivo,
com
módulos para a
Elaboração e
Revisão dos Projetos de Lei para o PPA, LDO e LOA,
fazendo também o
registro de
propostas
de alterações
orçamentárias,
provenientes
de emendas
individuais oriundas
do congresso nacional
durante
o exercício
financeiro. Por
este sistema
(SIOP), podem
ser submetidas as
emendas individuais
dos parlamentares
na
Lei Orçamentária Anual (LOA),
processo comumente conhecido como “Orçamento
Impositivo”.
Assim,
os
parlamentares autores das emendas
individuais ao
orçamento,
podem gerenciar
os beneficiários dos
recursos, bem como, a ordem de prioridade dos mesmos para fins da
execução orçamentária.
Quando finalizada
esta etapa no SIOP,
os recursos passarão
a ser controlados,
fiscalizados e
executados
nos
sistemas do SERPRO
como o SIAFI e
outros,
que também
disponibilizam
informações
para o acompanhamento pelos
parlamentares.
Recentemente
(em Novembro/2019), a Secretaria de Gestão (Seges) do Ministério da
Economia promoveu o evento “Simplifica +Brasil: inovações nas
Transferências da União”, que marcou o início oficial das
operações do módulo “Fundo a Fundo” na Plataforma +Brasil,
desenvolvida pelo Serpro, onde
serão incorporadas à Plataforma +Brasil os seguintes fundos:
• Fundo
de Amparo ao Trabalhador (FAT)• Fundo Nacional Antidrogas (Funad)
• Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP)
• Fundo Penitenciário Nacional (Funpen)
O
SERPRO disponibiliza
ainda facilidades
como API
(Interface de Programação de Aplicativos),
que é um recurso tecnológico
que permite o compartilhamento de informações
com outros
aplicativos e sistemas, incluindo
Web Services.
Em
resumo, após discutido, concluído
e aprovado o planejamento orçamentário
e financeiro do
Governo Federal em
sistemas como o SIOP,
na fase seguinte,
ao
iniciar efetivamente
o processo
de execução
orçamentário-financeira,
entram
em cena os
sistemas do SERPRO,
desde
a arrecadação
até a distribuição
dos recursos para
Ministérios,
Estados
e Municípios,
e se complementam
quando os sistemas da Dataprev pagam
os benefícios sociais, assistenciais
e previdenciários para a
população de segurados
do INSS, aposentados
e pensionistas, atendendo
também a
programas como o Bolsa Família, Seguro-Desemprego,
Auxílio-doença,
e muitos outros tipos
de benefícios
auxílios.
A
população também pode
fazer este acompanhamento e fiscalização na distribuição e
aplicação dos recursos
do
governo em
políticas
públicas, por meio
de páginas web (em
web services)
voltadas aos
controles
orçamentário,
contábil e
financeiro, em
sites ou portais do
governo,
quase todos
desenvolvidos pelo
Serpro, e outros com
informações de
sistemas do SERPRO
provenientes do
SIAFI,
dentre outros. A
seguir, sites que a
população pode exercer a sua cidadania no acompanhamento e
fiscalização da aplicação dos recursos do governo:
- no site www.transparencia.gov.br, é possível consultar cada pagamento feito por determinado órgão; o total de recursos repassados a uma pessoa (bolsistas, beneficiários de programas sociais etc.) ou a uma empresa; o total arrecadado no ano a partir de cada tributo etc.
- no site Compras Governamentais (www.comprasgovernamentais.gov.br) permite verificar as licitações em andamento ou já realizadas pelo governo Federal. A Lei de Licitações (Lei 8.666/93) permite que os cidadãos acompanhem os procedimentos licitatórios, notifiquem a Administração sobre quantidades e preços de bens e serviços, impugnem preços considerados incompatíveis ou até mesmo reivindiquem o cancelamento do processo licitatório em razão de irregularidades;
- no portal do Siconv (http://portal.convenios.gov.br), são disponibilizados documentos e informações sobre os convênios celebrados entre o governo Federal e seus parceiros (governos estaduais e municipais ou entidades privadas). Nele, podem-se consultar os termos do convênio; os pagamentos realizados; os objetivos da parceria; o plano de trabalho; a prestação de contas do recebedor dos recursos etc.
- o site do senado em http://www12.senado.gov.br/orcamento/sigabrasil possibilita a consulta de informações sobre orçamento público, ao SIAFI e a outras bases de dados sobre planos e orçamentos públicos.(este site não foi desenvolvido pelo Serpro).
Nesta
contextualização inicial, de
forma bem simplista,
podemos dizer que o SERPRO trata de toda a arrecadação Federal,
composta primariamente
do registro de
receitas arrecadadas
com tributos
(impostos, taxas e
contribuições) e do
recebimento de
empréstimos (Bancos,
BIRD, BID, Títulos Públicos).
Com estes recursos arrecadados é feita a
contabilização,
aplicação
e distribuição em
forma de benefícios
diretos e indiretos
para a população, transferência
de recursos para a administração pública, estados e municípios
e para
o controle
e financiamento
de projetos de
infraestrutura
no país.
Já
a DATAPREV
faz com que os
recursos arrecadados sejam distribuídos na
execução das
políticas públicas para
o pagamento de benefícios sociais,
assistenciais
e previdenciários.
UM
POUCO DA GOVERNANÇA
NO
SERPRO
Mais
algumas informações sobre o Serpro extraídas do seu site:
As
soluções desenvolvidas pelo Serpro e contratadas pelos órgãos da
administração pública estão presentes em seu cotidiano, como:
- nas emissões de documentos (Cadastro de Pessoa Física, Passaporte, Carteira Nacional de Habilitação, Registro Nacional de Veículos);
- nas suas relações comerciais (Certificação Digital, Importação e Exportação de bens e produtos, Compras do Governo Federal);
- nas suas obrigações fiscais (Imposto de Renda da Pessoa Física e da Pessoa Jurídica); e em diversos sistemas estruturantes que possibilitam eficiência e agilidade no serviço prestado pelo Governo à sociedade.
Essas
são apenas algumas soluções, mas existem mais de 2000!
Criadas com segurança e excelência, elas possibilitam agilidade e
eficiência ao Governo e às empresas interessadas em contratar uma
das nossas linhas de negócio.
Como
nosso serviço é essencialmente indireto para o cidadão,
descreveremos os serviços disponíveis para contratação pelos
órgãos do Governo, mas também alguns serviços prestados
diretamente ao cidadão para que você possa, além de conhecê-los,
avaliar a qualidade do serviço prestado pelo Serpro.(fonte: site
Serpro).
Maturidade
em Governança:
O
Serpro adota as melhores práticas para evoluir a maturidade em
governança. As principais práticas externas que nos guiam são: o
Levantamento Integrado de Governança Organizacional Pública
realizado pelo Tribunal de Contas da União – TCU e o Indicador de
Governança
desenvolvido pela Secretaria de Coordenação e Governança das
Empresas Estatais do Ministério da Economia SEST (IG-SEST). O
desempenho nesses referenciais é aferido por órgãos de
fiscalização e controle e permitem a comparação do nosso nível
de maturidade com outras instituições públicas. Além de
acompanhar e realizar ações para melhorar o desempenho em
referenciais de governança externos, o Serpro também monitora e
acompanha periodicamente um conjunto de indicadores de governança e
do planejamento estratégico.
Levantamento
Integrado de Governança Organizacional Pública – TCU:
Instrumento de autoavaliação
integrado que reúne os quatro temas abordados nos levantamentos
realizados pelo TCU: tecnologia da informação, gestão de pessoas,
contratações, e resultados. O índice é uma combinação ponderada
dos indicadores do levantamento e funciona como um Raio-X da empresa,
dando um único número para representar seu grau de maturidade em
governança.
O
iGG varia entre 0.00 e 1.00, e cada valor é catalogado como um
nível: Inicial (até 0,4), Intermediário (entre 0,4 e 0,7) e
Aprimorado (acima de 0,7). Na avaliação de 2018 o Serpro atingiu o
valor de 0.79, o que nos coloca no nível Aprimorado. Nesse nível
ficaram 9% do total de 498 entidades (estatais, ministérios,
tribunais, instituições de ensino, hospitais, entre outros) com
respostas validadas pelo TCU.
Indicador
de Governança da SEST – IG-SEST: Instrumento
de acompanhamento contínuo desenvolvido pela SEST com o objetivo de
avaliar o cumprimento dos requisitos exigidos pela Lei 13.303 e
Resoluções da CGPAR, que buscam implementar as melhores práticas
de mercado e maior nível de excelência em governança corporativa
nas empresas estatais federais.
4º
ciclo de avaliação do IG-SEST (Junho/2019):
O Serpro recebeu a certificação IG-SEST Nível 1, com nota 10,0.
Mantivemos o nível 1, agora com nota máxima.
3º
ciclo de avaliação do IG-SEST (Setembro/2018):
O Serpro recebeu a certificação IG-SEST Nível 1, com nota 9,38.
Mantivemos o nível 1, agora como única empresa de TI nesse nível
de avaliação.
2º
ciclo de avaliação do IG-SEST (Maio/2018):
O Serpro recebeu a certificação IG-SEST Nível 1, com nota 9,5,
apenas 0,5 ponto distante da nota máxima. Em seis meses saltamos de
uma nota 6,14 para 9,5, ficando entre os 16 representantes do Nível
1.
1º
ciclo de avaliação do IG-SEST (Novembro/2017):
O Serpro recebeu o certificado “IG-SEST Nível 2”. Das 48
estatais avaliadas pela SEST, o Serpro figurou entre as 12 melhores.
O
SERPRO é detentor também de vários prêmios recebidos
nos últimos anos, notadamente em 2018 e 2019, e resumidamente os
citaremos.
Em
2019, o Serpro
foi mais uma vez agraciado com dois prêmios no 14º Congresso
Brasileiro de Pregoeiros, o maior evento de compras públicas do
país, que acontece anualmente e premia as melhores peças vinculadas
a aquisições e contratos.
Desde 2012, a empresa é reconhecida pelos instrumentos que
publica e na forma que age em relação às compras públicas. O
Serpro já recebeu 13 troféus "19 de Março" ao
longo desses anos, que diferenciaram o melhor edital, o melhor termo
de referência, o maior valor global, o melhor parecer jurídico e a
maior vantagem econômico-financeira.
O
Serpro recebeu também
2 prêmios durante o evento Melhores
e Maiores 2019 da
Revista Exame.
Um prêmio de melhor
empresa
no setor da Indústria
Digital,
conseguindo
o primeiro
lugar numa
classificação que levou em consideração vários fatores, como
crescimento das vendas, rentabilidade do patrimônio líquido, market
share (liderança
de mercado), liquidez corrente e riqueza criada por empregado.
O outro prêmio foi na categoria das “Maiores
do Setor”, que
avalia as empresas apenas pelas vendas líquidas, onde
ficou em terceiro
lugar,
atrás apenas da HP e da IBM, e à frente de gigantes como Cisco,
Google, SAP e Oracle.
Em
outra premiação,
as
Melhores
da Dinheiro 2019
elegeu o Serpro como a melhor empresa na categoria Serviços
Públicos.
A premiação é um reconhecimento da Revista
IstoÉ Dinheiro,
da Editora Três, às empresas que mais se destacaram no Brasil.
Para
alcançar a liderança em serviços públicos, o Serpro ficou em
primeiro
lugar
numa classificação que levou em consideração vários fatores,
como sustentabilidade financeira, governança corporativa,
responsabilidade social, recursos humanos, inovação e qualidade. O
pódio da categoria contou ainda com a Dataprev, em segundo lugar, e
a Prodesp, em terceiro. Nos cinco quesitos avaliados, o Serpro obteve
a maior pontuação em quatro, figurando em terceiro lugar apenas em
Recursos Humanos. Na soma geral, o Serpro obteve 466,25 pontos,
enquanto a Dataprev alcançou 436,05 e a Prodesp, 407,15.
O
Serpro
recebeu ainda
mais
um prêmio, desta vez pelo desenvolvimento da Carteira
Digital de Trânsito.
A empresa conquistou o segundo
lugar na categoria inovação
como resultado da apuração do Anuário
de Inovação Tele.Síntese,
que está em sua oitava edição. O anuário é uma publicação que
resulta de uma pesquisa com 200 empresas do ecossistema do setor de
comunicações – de fabricantes de equipamentos de infraestrutura a
desenvolvedores de aplicativos para celular e tablet.
Registramos
ainda, que o
Ministério
da Economia teve três iniciativas premiadas entre as 15 melhores da
23ª edição do
Concurso
Inovação no Setor Público,
realizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Na
categoria “Inovação
em processos organizacionais no poder executivo federal”,
foi premiada a solução “SICAF
100% Digital”.
Já na categoria “Inovação
em serviços ou políticas públicas no poder executivo federal”,
foram premiadas a “Plataforma
de Cidadania Digital”
e o “Portal
Único de Comércio Exterior e o novo processo de exportações”.
Estes
três projetos contaram
com o
desenvolvimento tecnológico do Serpro.
Feitas
estas apresentações sobre o SERPRO,
com
as
avaliações
sobre a sua
governança pelo TCU
(Tribunal de Contas da União)
e pela
SEST
(Secretaria
de Coordenação e Governança das Empresas Estatais)
e das suas últimas premiações,
é importante reconhecer
os seus principais sistemas
e serviços
que
são de
fundamental e estratégica importância para as
políticas de governo
nas esferas Federal,
Estaduais e Municipais, bem
como
para o cidadão brasileiro.
Para
ajudar na
elaboração desde dossiê
artigo,
foram
analisadas
informações
disponibilizadas na Internet e
pelo
SERPRO
incluindo os seus relatórios anuais
publicados
no seu site,
e diversas outras fontes de sites externos como
a Wikipédia
e muitos
outros.
A
PRESENÇA ESTRATÉGICA
DO
SERPRO E
DA
DATAPREV
NO
GOVERNO
O
SERPRO e a DATAPREV
têm
importante atuação
estratégica no
atendimento aos
Governos
Federal, Estaduais e Municipais
e para a sociedade, porém, isto é pouco percebido pela
população, até
mesmo pelos empregados destas empresas.
Cabe
então, reproduzir algumas notícias que foram publicadas na
mídia e no site do SERPRO,
sobre a importância estratégica dos seus serviços, notícias
estas, que estão reunidas em “chamadas”
por link nas 18 páginas do
Anexo 1 deste
artigo dossiê. Vamos citar algumas.
O
ministro-chefe da
Secretaria-Geral
da Presidência da República
(SG/PR),
em
um evento oficial do governo, ressaltou
a participação do Serpro no desenvolvimento do Portal
Gov.br, ambiente lançado em agosto deste ano (2019)
com a presença da Presidência da República,
e que reunirá mais de 3.300
serviços
de governo até 2022. Comentou
ainda:
“O
Serpro contribuiu para um marco na modernização do serviço público
brasileiro, uma verdadeira entrega do governo para a população. A
intenção desse projeto de transformação digital é cumprir a
diretriz dada pelo presidente Bolsonaro acerca da simplificação do
Estado. A burocracia traz prejuízos enormes e mina a produtividade,
cansa o cidadão”.
O
Portal Gov.Br
integra o Programa
de Transformação Digital
do Governo
Federal
e deve gerar uma
economia de R$ 6
bilhões com
redução de custos para o governo e o cidadão.
No momento, o
ambiente já reúne 315 novos serviços que podem ser acessados
totalmente pela web, que vão desde pedidos de aposentadoria e
salário-maternidade,
emissão de carteira internacional de vacinação a procedimentos
para importação de vinhos.
Neste
evento de lançamento
do Portal Gov.Br,
o secretário
Especial de Desburocratização,
Gestão e Governo
Digital, Paulo Uebel,
afirmou que a estimativa é de que o Gov.br vai economizar 60
milhões de horas anuais para o cidadão brasileiro,
que fica livre de filas e da necessidade de deslocamento. Ainda
disse: “o portal
é um trabalho de equipe que honra cada centavo do contribuinte”.
O portal é resultado
de uma parceria entre o Ministério da Economia (Secretaria de
Governo Digital), Presidência da República
(Secretaria Especial
de Modernização do Estado), Serpro e Dataprev.
Ainda
por
ocasião
do lançamento do Portal Gov.br,
também foi lançado o ambiente Meu
INSS, desenvolvido
pela Dataprev que
integra o Gov.br e atende a cerca de 90
milhões
de
contribuintes
e
beneficiários.
Dos
96 serviços da seguridade social, 90 já foram integralmente
digitalizados.
Em
uma visita
ao SERPRO do
titular da Secretaria
Especial
de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da
Economia, o
Sr. Paulo
Uebel, enfatizou
a importância da empresa para consolidar o governo digital no país,
quando comentou:
“O
Serpro, realmente, é uma empresa de ponta que merece todo o nosso
apoio e vai ter um papel muito importante na transformação digital
do Brasil”.
O
Secretário Especial
de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da
Economia, Sr. Paulo Uebel, afirmou
ainda que: “a
empresa possui uma estrutura incrível, orgulho para o povo
brasileiro, e detém tecnologia que dá segurança para qualificar as
políticas públicas do governo”.
Na
apresentação da empresa, foi demonstrado que, no primeiro semestre
deste ano (2019), o Serpro realizou 1.334 entregas de serviços, um
aumento de 38% em relação ao mesmo período do ano passado.
Segundo
dados divulgados pela Secretaria de Governo Digital (SGD) do
Ministério da Economia, no final de junho
(2019), revelam que,
no segundo trimestre deste ano, foram implantados 163 novos serviços
digitais, 63% acima da meta, gerando uma economia de mais de R$ 750
milhões por ano em 10 milhões de solicitações que, agora, o
cidadão fará pela internet, sem sair de casa.
Dentre
esses serviços digitais, destaca-se o lançamento do login único
para acesso aos serviços públicos pelo portal gov.br,
que foi implementado pelo Serpro e Dataprev, em maio deste ano
(2019),
facilitando o acesso digital a mais de 22 milhões de brasileiros já
cadastrados.
As
soluções desenvolvidas pelo Serpro também desburocratizam
procedimentos de abertura, fechamento, concessão de crédito e
gestão de empresas. Programas como o RedeSimples, o Empreender Mais
Simples e o Empreenda Fácil são exemplos de iniciativas que contam
com a marca Serpro.
O
RedeSimples é um conjunto de sistemas estruturados que foram
colocados à disposição do cidadão para simplificar o processo de
registro e legalização das pessoas jurídicas como inscrição,
alteração e baixa no âmbito da União, dos Estados e dos
Municípios.
O
Empreender Mais Simples, fruto da parceria com o Sebrae, com o
Governo Federal e o Banco do Brasil, prioriza a redução de esforços
e de tempo para a liberação de créditos aos micro e pequenos
negócios. Essa expertise do Serpro também é utilizada pela
prefeitura de São Paulo no Empreenda Fácil, que visa simplificar e
acelerar os processos de abertura, licenciamento e fechamento de
empresas.
A
PRESENÇA DO
SERPRO E DA
DATAPREV NA
SOCIEDADE
Numa
abordagem
fática
sobre a presença
estratégica dos
serviços e
sistemas do SERPRO e da DATAPREV para
o Governo e para
a sociedade,
quando uma criança nasce, no dia seguinte já pode ser
emitido o
seu Registro
Civil
de Nascimento
com
o número do CPF,
serviço
que é
realizado por
cartórios conveniados a estas unidades de saúde, que disponibilizam
uma sala para efetuar estes registros,
que são feitos sem
sair da
maternidade.
Neste
momento, entram em ação 2 sistemas destas
2 empresas públicas do Governo Federal, sendo
um sistema da
Dataprev que faz o Registro
Civil
(SIRC) e o outro
do Serpro que emite o registro
do CPF.
Estes
e outros sistemas do
SERPRO e da
DATAPREV estão presentes desde
o 1º dia de vida do
cidadão e o
acompanham até a sua
morte, ou
melhor dizendo, até mesmo
depois da sua morte,
quando os sistemas da Dataprev pagam os benefícios
do INSS para seus dependentes
herdeiros e
pensionistas.
Estas
informações iniciais
são insumos para
geração de muitas outras, inclusive para os
sistemas
estruturantes do governo, no
fomento
e
adequação
das
suas políticas
públicas sociais e econômicas,
dentre outras. Vamos
a uma breve descrição
destes 2 sistemas.
SIRC:
O Sistema Nacional de Informações de Registro Civil (SIRC)
moderniza a captação e o tratamento dos dados dos registros
civis de nascimento, casamento, óbito e natimortos. Com a gestão
integrada e com segurança da base formada pelas informações
enviadas por cartórios, será possível qualificar outras bases de
dados governamentais, subsidiar políticas públicas e ajudar a
coibir fraudes na concessão de benefícios e crimes como
falsificação e tráfico de pessoas. O sistema também otimiza
processos, por exemplo: A comunicação de óbitos, que é
transmitida individualmente para o INSS pelo Sistema Informatizado de
Controle de Óbitos (SISOBI) e a de nascimentos e casamentos, para o
IBGE, serão unificadas no SIRC ao longo do tempo.
CPF:
O Cadastro de Pessoas Físicas é o
registro mantido pela Receita Federal do Brasil no qual podem se
inscrever, uma única vez, quaisquer pessoas naturais,
independentemente de idade ou nacionalidade, inclusive falecidas.
A
partir de 1º de dezembro de 2015, o CPF passou a ser emitido
acompanhado da certidão de nascimento para evitar fraudes e
problemas causados por homônimos. Para tanto, os cartórios de
registro civil informam os dados do recém-nascido ou da pessoa a ser
registrada por um sistema on-line (SIRC) e, imediatamente, o número
do CPF será repassado e impresso na certidão.
Pelo
sistema CPF podemos identificar a situação do Cadastro de Pessoa
Física feita junto ao site da Receita Federal e tem por objetivo,
verificar se o titular do CPF está em situação Regular ou se de
alguma forma seu CPF tem pendências relacionadas à Receita Federal,
como, por exemplo, ausência de Declaração do Imposto de Renda.
Numa
outra abordagem fática
sobre a presença do Serpro na sociedade:
A
UBER
contratou um sistema do Serpro,
para em tempo real
obter
a confirmação de informações cadastrais sobre veículos,
motoristas e candidatos a motorista. Esta
checagem é feita pelo DATAVALID,
solução
desenvolvida pelo Serpro
que, com a autorização do Denatran, verifica informações da CNH e
do CRLV dos motoristas interessados em trabalhar para
a UBER,
que poderá verificar
on-line, junto ao cadastro, se estão corretas as informações
fornecidas, garantindo a identidade dos motoristas.
A
solução também verifica se a carteira de habilitação está
válida ou não. A confirmação da identidade é realizada quando o
motorista liga o aplicativo para iniciar seu trabalho, e
de tempos em tempos, o
aplicativo da Uber pede, aleatoriamente, para que os motoristas
parceiros tirem uma selfie, antes de aceitar uma viagem ou de entrar
on-line. A partir dos documentos fornecidos para registro na
plataforma, a empresa consulta as
informações de
diversos bancos de dados oficiais e públicos de todo o país, em
busca de apontamentos criminais antes do profissional começar a
dirigir utilizando o app.
O
SERPRO também atua em outras frentes para a sociedade, em
cumprimento ao seu dever social institucional, com projetos gratuitos
para a comunidade, disponibilizando salas de Telecentros para acesso
à Internet, cursos de ensino a distância, e dentre muitos outros,
temos o Projeto Menina de TI.
O
projeto Menina de TI, implantado em 2016, é uma iniciativa do Serpro
que objetiva incentivar a participação e o ingresso de mulheres no
mercado e nas universidades de Tecnologia da Informação. Alinhado
às políticas governamentais de Equidade de Gênero e Raça, o
público-alvo do projeto são adultos e adolescentes matriculadas no
Ensino Médio, no Ensino Técnico Profissionalizante e no curso de
Educação de Jovens e Adultos
– EJA. As atividades
do projeto incluem visitas ao centro de dados e ao centro de comando,
bem como cursos, oficinas e palestras ofertadas pelo Serpro.
Vejamos
agora a abrangência dos sistemas do SERPRO para os Governos e a
Sociedade.
ÁREAS
DE ATUAÇÃO DOS SERVIÇOS E SISTEMAS DO SERPRO
Atuação
na Administração Pública Federal, Estadual e Municipal
•
Soluções
de Cobrança, Parcelamento, Arrecadação
•
Soluções
para Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e Certidões de
Regularidade Fiscal
•
Soluções
de Serviços de Zona Franca, Atendimento, Fiscalização e Simples
Nacional
•
Soluções
para Órgãos de Gestão, Colegiados e Executivos do Ministério da
Economia
•
Soluções
de Cadastros e Declarações
•
Soluções
para Gestão de Finanças Públicas e Direito Creditório do
Contribuinte
•
Soluções
de Comércio Exterior e da Economia
•
Soluções
Penitenciárias e Segurança Pública
•
Soluções
de Justiça e Relações Exteriores
•
Soluções
para Judiciário e Órgãos Federais de Controle
•
Soluções
para Presidência da República, Entidades vinculadas e Sistema “S”
•
Soluções
de Gestão Pública e de Governo Digital
•
Soluções
de Gestão das Relações de Trabalho e Desenvolvimento Social
•
Soluções
de Gestão de Trânsito, Transportes e Saúde
•
Soluções
de Negócios para Novos Clientes Finalísticos
•
Atendimento
ao Mercado e Negócios Digitais
•
Negócios
para o Governo Federal, Estaduais e Municipais
•
Negócio
para Mercado Privado
Serviços
sob Medida
- Administração de Rede de Longa Distância e serviços adicionais.
- Atendimento a Ambientes de Rede Local
- Colocation e serviços adicionais.
- Consultoria Técnica, Desenvolvimento e Manutenção de Software
- Digitalização de Documentos por Imagem e serviços adicionais.
- Hospedagem de Aplicações e serviços adicionais.
- Hospedagem de Autoridade Certificadora
- Impressão Eletrônica
- PSA – Plataforma de Soluções Analíticas e serviços adicionais.
Como
podem observar, somente em citar em quais áreas os serviços e
sistemas do SERPRO
atuam já gerou muita informação, então, para melhor organizar e
não tornar este artigo muito extenso, foram segmentadas
as informações
em 3 Anexos que
complementam e comprovam as informações e afirmações neste
artigo dossiê, sendo imprescindível que sejam lidos, apesar de
sabermos que muitas pessoas são muito resistentes a leitura de
anexos.
Recomenda-se
fortemente que todos estes anexos sejam lidos para que o conhecimento
e o entendimento da importância estratégica do Serpro sejam
plenamente consolidados.
Os
anexos estão assim
segmentados:
Anexo
I –
Compilação em 19
páginas com “chamadas”
de notícias
extraídas do site do SERPRO com informações sobre as
premiações, seus
sistemas e serviços
e como contribuem para
a sociedade e ao
governo.
Link:
Dossie_Serpro_Anexo1
Anexo
2 –
Apresenta os
principais sistemas e serviços com uma descrição resumida
daqueles
de alta e média importância estratégica, em 13 páginas.
Link:
Anexo
3 – Apresentação de todos os clientes do SERPRO e os serviços
e sistemas que tem contratos com a nossa empresa, em 12 páginas.
Link:
Comprovando
que este “Dossiê SERPRO, não é o de Cayman e nem dos Aloprados”,
citamos as fontes das informações que aqui utilizamos e exploramos
na elaboração deste artigo dossiê, que estão disponíveis no site
do SERPRO.
Fontes
das Informações para
algumas informações deste
artigo
dossiê:
Sugere-se
também a leitura de uma série de artigos que discutem sobre a
questão da privatização do Serpro que estão publicados num blog
direcionado aos empregados do Serpro no seguinte link:
com
especial atenção para o artigo no link:
Site
com informações da Dataprev:
E
ainda, este canal no Youtube sobre o Serpro, incluindo vídeos
institucionais:
Fortaleza,
07
de Novembro de 2019
Mário
Evangelista da Silva Neto