Família Serpriana,
Diante dos últimos acontecimentos onde foi lançada uma ofensiva de descartar os trabalhadores do SERPRO com maior tempo de experiência, que construíram esta empresa e fizeram com que chegasse este ano aos seus 60 anos de sucessos, acho importante que encampemos campanhas permanentes CONTRA O ETARISMO na nossa empresa e na sociedade.
Vamos conclamar a todos os sindicatos estaduais/nacionais e as nossas representantes maiores FNI, FENADADOS e FEITTINF que acionem as suas Diretorias e Secretarias de Comunicação, Imprensa e Relações do Trabalho para que juntas organizem nestes meses de Novembro e Dezembro de 2024, campanhas conjuntas que tratam do tema ETARISMO e estendam as suas publicações a todas as empresas e sindicatos patronais, chamando a atenção para este impactante tema e que afeta a todos no presente e no futuro.
O Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa é comemorado em 1º de Outubro e o Dia Mundial de Conscientização sobre o abuso contra a pessoa idosa é comemorado no dia 15 de Junho.
Temos o Estatuto do Idoso e muitos outros instrumentos e proteção e combate ao ageísmo, idadismo ou etarismo que tem a mesma significação.
Vamos também convidar nossos representantes nas Câmaras Municipais, Assembleias Estaduais e o nosso Congresso Nacional a também olharem mais atentamente aos trabalhadores que estão sendo dispensados em razão exclusivamente das suas idades.
Temos que reagir, não podemos deixar crescer estas ideias de que trabalhadores e trabalhadoras idosas são pessoas incapazes, porque na realidade é isso que querem dizer e não tem coragem, e não sejam considerados objetos de descarte nas empresas.
Os trabalhadores(as) com maior tempo de trabalho não podem ser enquadrados como elegíveis a uma alienação de bens e objetos do ativo imobilizado por obsolescências, que ocorrem quando "sumariamente" ativos são avaliados como imprestáveis, obsoletos, inservíveis ou irrecuperáveis, ou seja, quando não há expectativa de benefícios econômicos futuros com a sua utilização ou alienação.
Temos que nos mobilizar já!
Iniciar um combate a este mal entendido sobre os trabalhadores de maior idade, antes que ele tome proporções maiores e incontroláveis e seja relativizado pela sociedade e pelas empresas.
Vamos juntos com sindicatos e federações lutar e protestar:
A palavra está agora com os nossos sindicatos e federações, e com os nossos colegas de trabalho que delas são componentes.
DIGA NÃO AO ETARISMO JÁ!!!